GENGIVITE, TÁRTARO E PREVENÇÃO BUCAL

Gengivite, periodontite, tártato, mau hálito, cáries? São todos sintomas de que sua saúde bucal pode estar comprometida. Saiba mais como podemos te ajudar a ter uma excelente saúde bucal.

GENGIVITE E TÁRTARO

Se sua gengiva sangra toda vez que escova os dentes ou passa fio, se você percebe uma coloração vermelha e inchada, pode ser que você esteja com uma gengivite ativa.

Gengivite é a inflamação da gengiva causada por placa bacteriana acumulada ao redor dos dentes. O tratamento de gengivite geralmente é feito com limpeza mecânica e uso de bochechos especiais para controlar as bactérias. Se tratada corretamente, a gengivite tende a diminuir em questão de dias. Seu tratamento depende muito da cooperação do paciente e mudanças radicais no modo que o paciente faz sua higiene bucal. Geralmente os sintomas mais clássicos da gengivite são:

• Aspécto avermelhado da gengiva;
  • Sangramente fácil;
  • Dor ao passar fio ou escovar;
  • Leve aumento de temperatura na área (muitas vezes imperceptível)
  • Mau hálito.

As bactérias tendem a acumular-se ao redor do dente, próximo à gengiva, e não na frente (onde a maioria das pessoas escova melhor). Além dos problemas citados acima, a gengivite também pode aumentar o risco de doenças do coração e até causar abortos. Por isso é muito importante a gestante fazer controle periódico durante esse período, onde a boca fica mais exposta às bactérias devido a alteração hormonal induzida pela gravidez. Se não tratada, a gengivite pode evoluir para uma “Doença periodontal”.

DOENÇA PERIODONTAL

Quando o paciente deixa acumular tártaro, esse pode evoluir para uma doença periodontal, uma condição crônica, indolor que pode levar até a perda dos dentes.

O grande problema do tártaro não é a formação do cálculo, mas a proteção que esse cálculo dá para as bactérias presentes nele. Seria o mesmo que dar um fortaleza impenetrável para as suas bactérias poderem atacar sua gengiva e periodonto à vontade. Nessa guerra entre bactérias e sistema imunológico, quem perde é seu periodonto, que perde osso por reabsorção e, se não tratada a condição, pode até levar a perda do dente sem nenhuma dor. Você simplesmente sentirá seu dente amolecendo aos poucos até o momente que não terá nenhum suporte ósseo e, nesse momento, seu dente estará perdido.

Não posso deixar de avisar que a limpeza dental a cada 6 meses é fundamental para o controle do tártaro, gengivite e doença periodontal. Uma boca bem acompanhada pelo dentista dificilmente terá esse tipo de problema e, com certeza, terá um custo de manutenção muito mais baixo. Lembre-se que prevenir é muito mais barato que intervir.